#8 | Marketing de Conteúdo em 2021
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem o objetivo de atrair um público-alvo através da criação e da partilha de conteúdo relevante. Este tipo de estratégia não publicita diretamente a marca, o produto ou serviço, mas atrai o target customer ao apresentar soluções para os seus problemas.
Em 2021, uma coisa é clara: o marketing digital deixou de ser uma tendência do mercado para se tornar um investimento fundamental para qualquer empresa.
Ser inovador, hoje em dia, não é apenas marcar presença online, é conquistar a atenção e lealdade do target audience. Para isso, é essencial estar a par e adotar estratégias adequadas ao seu negócio.
Atualmente, o público-alvo procura conteúdo relevante e que procure acrescentar valor e resolver os seus problemas ou questões. Contudo, muitas empresas deduzem que estamos a dar de bandeja o conhecimento que poderíamos estar a vender. Quando na verdade estamos a estabelecer autoridade e domínio do assunto/temática e a transmitir confiança ao nosso possível cliente.
Posto isto, é essencial delinear um plano e estratégias que encontrem estas necessidades e temáticas.
No entanto, se nunca ouviu falar de Marketing de Conteúdo é normal que surjam algumas questões.
Qual é o tipo de conteúdo relevante para um determinado público-alvo?
Depende! Depende precisamente do target customer da empresa ou negócio. Por isso, definir o público-alvo é o primeiro passo.
Existem vários critérios para o fazer, entre os quais:
- Demografia (Idade, Género, Estado Civil, Nível Educacional, Profissão)
- Localização Geográfica (Em que país vive? Vive numa Cidade ou numa Aldeia?)
- Interesse, Hobbies, Atividades Regulares e Comportamentos
- Atitudes e Opiniões
Depois de fazer esta análise, é essencial encontrar temas que interessem os leitores!
Por exemplo, a Pluricall procura criar conteúdo relevante para um target customer, que neste caso inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo desenvolvido procura resolver alguns dos problemas destas empresas, como:
- ‘Como Criar Relações de Lealdade com o Cliente’
- ‘Como Melhorar o Apoio ao Cliente da sua Empresa?’
Estes são conteúdos relevantes para o público-alvo e que procuram alcançar o objetivo da Pluricall, crescer na área de Apoio ao Cliente e contactos Inbound.
Como delinear uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Depois de definir o target customer é mais fácil delinear uma estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, é também importante definir objetivos!
Se o objetivo é aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço, crie mais conteúdo relacionado com esse mesmo produto ou serviço.
Depois de delinear uma estratégia inicial, é essencial avaliar as reações e o engagement do conteúdo que se tem publicado. Se o público reage melhor a um certo tipo de conteúdo, é fundamental perceber o porquê e investir mais na publicação de conteúdo semelhante ou na melhoria do conteúdo existente.
Por exemplo, o projeto Cão Cão Queijo Queijo publica vídeos de como educar cães bebés e estes vídeos têm altos níveis de engagement o que leva a que a procura por serviços Cão Cão Queijo Queijo cresça. A partir destes dados podemos concluir que este é um tipo de conteúdo relevante para o público-alvo, e por isso, é importante continuar a desenvolver conteúdo nessa linha.
Irá este tipo de estratégia acrescentar valor ao negócio?
Sim! Mas é importante que siga estas dicas e que esteja atento ao mercado, aos trends e aos seus consumidores. Visto que, resumidamente, o objetivo é criar conteúdo relevante!
Vivemos numa era, em que mais importante que vender é criar relações de lealdade entre o cliente e a marca. Visto que, acima de tudo, essas relações garantem a saúde, rentabilidade e viabilidade do negócio.
Este objetivo não é alcançado apresentando call-to-actions agressivos (“Compre Agora!”). Os valores do consumidor mudaram, e por isso, esta abordagem afasta os consumidores e não cria uma relação de confiança.
Para criar estas relações é fundamental conhecer o seu público e comunicar com ele. Comunicar através de conteúdo relevante e através de conteúdo que faça o público sentir-se próximo da marca.
Ainda ficou com dúvidas? Envie-nos um email para mail@padrao.pt. Até já!