#7 | A Importância da Comunicação no mundo corporativo
A Importância da Comunicação
Vou poupar-lhe tempo e resumir este artigo em duas frases.
1) A sua empresa ou marca pode ter uma equipa extremamente talentosa que desenvolve produtos e/ou serviços incríveis, no entanto, parte do sucesso do seu negócio depende da sua comunicação.
2) Uma comunicação eficaz dá razões ao consumidor para optar pelo seu produto ou serviço e ser fiel à marca.
Não vamos fingir que parte do segredo para a sustentabilidade e crescimento de qualquer negócio não é a capacidade de o vender. Porque de facto é.
Mas as questões são: de que forma vai comunicar o valor do seu produto/serviço ao público? Qual é a sua estratégia de comunicação? De que modo vai criar relações de proximidade com o consumidor?
Estratégias inovadoras de comunicação, identificam e compreendem o público alvo de forma a identificar as suas necessidades e comportamentos. Quando falamos da importância da comunicação não estamos só a falar de desenvolver um logotipo incrível ou até mesmo um blogpost. Uma estratégia de comunicação não é algo que siga uma regra. É totalmente o oposto, altera-se e adapta-se consoante as necessidades e objetivos de cada negócio, produto/serviço e público alvo.
É Importante Definir o Público Alvo.
Antes de iniciar qualquer estratégia de comunicação é essencial saber com quem está a comunicar e ter em atenção os seguintes fatores:
- Que idade tem o target audience?
- São maioritariamente do género feminino ou masculino?
- Quais são os seus hábitos de consumo?
- Quais são as suas necessidades enquanto consumidores?
- Quais são as suas motivações e frustrações?
- Que plataformas de comunicação (desde as redes sociais a meios mais tradicionais) utilizam com regularidade?
Após fazermos esta análise, temos reunidos os dados necessários para começarmos a pensar numa estratégia de comunicação eficaz.
Resumidamente, conhecer o público alvo não só é essencial no desenvolvimento de estratégias de comunicação como também lhe dá excelentes insights para definir o rumo do seu negócio.
Já deixámos claro que a comunicação é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.
Mas porque é que a Comunicação é tão Importante e Imprescindível?
A comunicação é a forma de introduzir os seus produtos/serviços e os valores da sua empresa ao consumidor. Criando assim, uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes. No fundo, é sem dúvida essencial oferecer produtos ou serviços de qualidade que preencham uma necessidade no mercado. Contudo, será bastante difícil ganhar este espaço no mercado e fazer o seu negócio crescer se não se comunicar com o cliente de uma forma consistente.
Imagine uma realidade em que algumas das maiores marcas do Mundo não investem em comunicação eficiente e regular. O que seria do Spotify, da Nike, da Control ou até da Apple sem uma estratégia de comunicação definida e clara? Garanto-lhe que não seria as empresas que são hoje.
Estas marcas souberam identificar o seu público alvo, construíram estratégias de comunicação que espelham os seus valores enquanto empresa. Estratégias estas que não só comunicam como criam relações com cada cliente, tornando-se marcas “top of mind”.
Criar relações
A Comunicação é a Forma de Criar Relações com o Seu Público Alvo
Hoje em dia, o que não falta são opções de produtos e serviços com qualidades e benefícios semelhantes e com preços bastante competitivos. Por isso, o objetivo da sua empresa deve ser marcar a diferença e criar vantagens noutras áreas do seu negócio. Uma dessas áreas é a comunicação e criação de relações de proximidade e confiança com o seu cliente.
Cada vez mais, os consumidores pretendem fidelizar-se a marcas e empresas que vão ao encontro dos seus valores pessoais e com quem se identifiquem e tenham uma relação positiva. Daí ser importante encontrar o seu nicho e a partir daí comunicar e partilhar conteúdos que acrescentem valor e que aproximem o cliente da marca.
Na PADRÃO, acreditamos que o seu papel é desenvolver produtos e serviços e o nosso é de o ajudar a construir relações.
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