#06 | 6 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCREVER UM BLOGPOST DE SUCESSO
Quando estamos a escrever um blogpost é essencial escrever sobre um assunto que interesse os leitores e o público alvo. Tendo como principal objetivo atrair leitores e consequentemente aumentar o tráfego orgânico do website, para que este seja consistente e estável (de preferência em crescimento). Estas são dicas que utilizamos para a construção do nosso blog.
#1 ESCOLHE O TEMA DO BLOGPOST
Começa com um brainstorming e faz uma lista de ideias para que seja mais fácil encontrar um tema que atraia mais leitores.
Há 2 formas principais de conciliarmos o que queremos escrever com o que poderá criar tráfego:
#1.1 Analisa o conteúdo criado por empresas concorrentes e encontra temas que produzam tráfego e assim poderás criar conteúdo relacionado. Podes usar uma ferramenta de Site Explore para descobrires quais são os conteúdos mais populares dentro de um determinado site.
#1.2 O Google é muitas vezes utilizado para encontrar soluções para problemas do quotidiano. Por isso, é importante que saibas quais os temas mais pesquisados no Google.
Para que consigas atrair mais leitores, deves descobrir quais são as palavras-chave que estabelecem mais tráfego. Podes usar um planeador de palavra chave que irá apresentar as keywords que geram mais tráfego dentro do tema.
Deverás então usar estas palavras-chave ao longo do texto, incluindo-as no título ou subtítulos, ou até mesmo no corpo do artigo.
Sugerimos-te conhecer a ferramenta google gratuita – Keyword Planner.
#2 OPTIMIZA O TEU BLOGPOST PARA ATINGIR O TOP 10 RESULTADOS DO GOOGLE
Há dois fatores que podem fazer com que o teu blogpost não tenha alcance e relevância: competição e intenção.
Podes analisar a competição utilizando novamente a ferramenta de Keyword Explorer que te irá apresentar o nível de dificuldade que o teu post terá para se posicionar nos primeiros 10 resultados do Google. Um resultado inferior a 10 representa um nível de dificuldade fácil.
Para identificares a intenção pela qual um determinado tema é pesquisado no Google é importante analisar os seguintes fatores:
- Tipo de conteúdo (blogposts, páginas de venda de produtos, etc);
- Formato do conteúdo (tutoriais, listas, artigos de opinião, etc);
- Ângulo do conteúdo (apresenta-se no título da página e apresenta a razão pela qual alguém deve clicar na página).
Quando fazes esta análise deves focar-te nos Top 10 resultados do Google!
O primeiro resultado do Google utiliza em média 957 Keywords. Posto isto, para que a tua página esteja bem classificada é importante que uses uma quantidade considerável de palavras-chave.
Assim, poderás analisar estes dados e utilizar as palavras-chave que te pareçam mais adequadas.
#3 COMEÇA POR ESCREVER RASCUNHO
Para escrever um blogpost correctamente, começa por escrever uma lista de ideias. A partir daí desenvolve a estrutura do artigo, visto que esta será a tua base. Deves então planear os tópicos sobre os quais queres escrever acompanhando-os de sub-tópicos.
A estrutura de um blogpost pode ser algo parecido com o exemplo seguinte:
- TíTULO (H1): Panquecas de Aveia: 2 Receitas Fáceis e Simples
- SUB-TITULO (H2): Panquecas de Banana
- SUB-SUB-TITULO (H3): Ingredientes
- SUB-SUB-SUB-TITULO (H4): Para A Massa das Panquecas
- SUB-SUB-SUB-TITULO (H4): Decorar (Opcional)
- SUB-SUB-TITULO (H3): Como Fazer
- SUB-SUB-TITULO (H3): Ingredientes
- SUB-TITULO (H2): Panquecas Simples
- SUB-SUB-TITULO (H3): Ingredientes
- SUB-SUB-SUB-TITULO (H4): Para A Massa das Panquecas
- SUB-SUB-SUB-TITULO (H4): Decorar (Opcional)
- SUB-SUB-TITULO (H3): Ingredientes
- SUB-SUB-TITULO (H3): Como Fazer
- SUB-TITULO (H2): Panquecas de Banana
Uma vez que a estrutura esteja pronta, é tempo de começares a escrever!
Durante este processo é importante que escrevas sem interrupções e livremente – não te autocensures. Não alteres a estrutura, não reescrevas a mesma frase de várias maneiras e não te preocupes com a gramática.
Assim que acabares este primeiro rascunho podes então relê-lo e corrigir os erros. Podes reordenar a estrutura e podes corrigir erros gramaticais e a construção frásica.
O objetivo é que o teu primeiro rascunho esteja polido o suficiente para que possas pedir segundas opiniões!
#4 É ESSENCIAL QUE PROCURES SEGUNDAS OPINIÕES AO ESCREVER UM BLOGPOST
Pede uma segunda ou terceira opinião, para que possas analisar estes pontos de vista e incorporar, ou não, as sugestões que te foram dadas. É importante que peças uma opinião acerca de um tópico ou assunto específico.
Deves refletir, de forma imparcial e pondo o ego de lado, em cada opinião construtiva que te foi dada e fazer uma lista das sugestões que queres incorporar no teu blogpost.
Assim que esta lista estiver pronta, podes começar a trabalhar no teu próximo rascunho!
#5 ÚLTIMOS AJUSTES ANTES DE PUBLICARES O TEU POST
Esta é a fase em que deves formatar o teu artigo de forma a ser mais apelativo e fácil de digerir. Por isso, é essencial que:
- adiciones imagens apelativas,
- utilizes títulos e subtítulos de forma eficiente,
- simplifiques a linguagem
- adiciones listas ou bullet points.
#6 ÚLTIMA DICA PARA ESCREVER UM BLOGPOST DE SUCESSO: MELHORA O TÍTULO E O URL
O título que escolheres para o teu post deve ser o mais apelativo possível para que tenha mais alcance e possa gerar clicks. Deves pensar em algumas alternativas e escolher a melhor opção para o título do teu artigo.
Se o título original é ‘As Minhas Panquecas de Aveia Preferidas’, podes melhorar o título para algo seja mais apelativo e estabeleça mais tráfego, como:
- ‘Panquecas de Aveia: 2 Receitas Fáceis e Simples’
- ‘As Panquecas de Aveia Mais Simples do Mundo’
Em relação ao URL, deves mantê-lo o mais curto e descritivo possível. Ou seja, se o teu URL se parece com algo assim:
https://www.receitassimplesesaudaveis.com/2021/01/31/358857554864654347763.php
Podes melhorá-lo para algo que se pareça com a opção seguinte:
https://www.receitassimplesesaudaveis.com/Panquecas-Aveia-Rápido/
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a escrever um blogpost incrível! Ainda ficaste com dúvidas? Envia-nos um email para mail@padrao.pt para que te possamos ajudar. Até já.