#04 | 3 razões para investir no seu logótipo
Antes de tudo vamos esclarecer os conceitos básicos: o que é um logótipo?
O que é um logótipo?
De forma mais generalista, um logótipo ou logo é uma imagem composta por letras e/ou figuras. Esta imagem tem como objetivo representar uma marca, produto ou empresa.
Quando estamos a iniciar um negócio, há uma tendência geral de suavizar a importância do logótipo. É comum ouvirmos expressões como “não queremos nada de especial” ou “as pessoas nem ligam” mas na verdade não é bem assim. Quando questionar a importância do logotipo, faça o seguinte exercício. Pense em 10 das marcas de produtos e serviços que utilize diariamente e veja como consegue desenhar os seus logótipos.
Quando começámos o processo de brainstorm do logo da PADRÃO, o principal foco era a simplicidade. Rapidamente entendemos que não queríamos só algo simples e clean mas também algo simples e facilmente identificativo. A PADRÃO é uma agência digital criativa e com isto, o nosso logotipo será utilizado maioritariamente online. Procurávamos um logo com personalidade e leitura em diversas escalas e que funcionasse tanto em cor como a preto e branco.
Infelizmente, muitas empresas não dão a importância devida ao logo, entregando a sua produção ao “sobrinho que mexe nos computadores” e no futuro, os resultados falam por si.
Para evitar este massacre no sucesso da sua empresa, selecionámos as 3 principais razões para investir no seu logótipo.
1) É o primeiro ponto de contacto com a sua marca
Só temos uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão. Este clichê não podia assentar melhor quando falamos de um logotipo. O logo é o primeiro contacto que qualquer pessoa terá com a sua empresa. Um bom logotipo irá transmitir profissionalismo e credibilidade
2) Distinga-se da concorrência
O seu logotipo deve ser único e deve ajudar a contar a história da sua marca. Deverá ser uma imagem fácil de reconhecer e construído para ser atrativo de forma a captar a atenção dos clientes. Ao imaginá-lo, deve avaliar a sua concorrência e até tirar algumas ideias mas para serem utilizadas como referências e nunca cópias.
3) É a sua principal ferramenta de comunicação
O seu logo irá ser a sua principal ferramenta de comunicação. Irá ser usado em todos os materiais de comunicação como cartões de visita, estacionário, brochuras, website, assinatura de email, viaturas, entre outros.
Por isto, a simplicidade é vital para o sucesso da comunicação. Deve funcionar com ou sem cor e deve ser escalável. A importância de um logotipo é inquestionável e prova disso são as constantes acções de rebranding e renovação de logos que as grandes empresas vão fazendo ao longo dos anos de forma a o manter atual, dentro das tendências e funcional.
Posto isto, considere seriamente em investir na produção do seu logotipo e a produzi-lo profissionalmente. Na Padrão, temos tido a oportunidade de poder desenvolver algumas marcas de raiz e a desenvolver não só a imagem corporativa da empresa como a produzir todas as outras peças de comunicação.
Cada elemento como a cor, o tipo de letra, imagem, forma, devem ser trabalhados com cuidado e máximo rigor. O nosso designer profissional irá sempre ter em atenção toda a história da sua empresa e o target para poder desenvolver o seu logo.
Saiba já como podemos ajudá-lo neste passo tão importante através de mail@padrao.pt